Patuá do Morro: estilo e sustentabilidade em Morro de São Paulo

Sabia que a Patuá do Morro além de ter um estilo incrível é super preocupada com sustentabilidade?

E aí, pessoal! Vocês conhecem a Pousada Patuá do Morro? Além de ser um lugar incrível para se hospedar em Morro de São Paulo, na Bahia, essa pousada é um verdadeiro exemplo de sustentabilidade ambiental, social e econômica. 

Hoje, vamos explorar as ações sustentáveis que fazem da Patuá do Morro uma escolha consciente e cheia de estilo. Vamos conferir?

Preservação ambiental: cuidando do nosso planeta

A Pousada Patuá do Morro está empenhada em preservar a natureza que a cerca. Com um sistema de captação de água da chuva, a pousada reduz o consumo de água potável para irrigação do jardim e limpezas, utilizando esse recurso natural de forma consciente. A irrigação é automatizada e feita a noite por setores.

Além disso, a energia utilizada é proveniente de fontes renováveis dos painéis solares, contribuindo também para a redução das emissões de carbono. Temos um gerador próprio na pousada (alimentação elétrica 300KWA): então, se faltar luz na ilha, aqui continua iluminado e tudo funcionando. 

Todas as lâmpadas (internas e externas) são de baixo consumo, otimizando todo gasto energético - e as externas são luzes amarelas, respeitando o ciclo da fauna ao nosso redor que tem seu horário de descanso conforme o sol.

Temos duas estações elevatórias de esgoto que tratam previamente os resíduos antes de serem direcionados para a rede de coleta da vila (que passa ainda por outros tratamentos).

Utilizamos canudos de papel e nos preocupamos com cada item de consumo dos hóspedes.

A preocupação com a redução do desperdício é constante na cozinha e se estende à gestão de resíduos, com a prática da coleta seletiva e a compostagem dos resíduos orgânicos. Recicláveis vão para o destino certo e retirados da ilha através do trabalho de associações e cooperativas. E a compostagem é utilizada para adubação das nossas áreas verdes que ficam sempre lindas! 

Integração social: valorizando a comunidade local

A Patuá do Morro é uma pousada parceira da comunidade local. Valorizamos a contratação de mão de obra local, proporcionando emprego e renda para os moradores da região. 

Além disso, a pousada busca estabelecer parcerias com produtores locais, como agricultores familiares e pescadores, para fornecer alimentos frescos e apoiar a economia regional.

A decoração da Patuá resgata nossa baianidade e brasilidade, com peças de artesanato regional e de artistas locais e internacionais que valorizam e resgatam nossa cultura e tradição.

Essa integração social fortalece os laços com a comunidade e contribui para o desenvolvimento sustentável do nosso arquipélago.

Turismo consciente: respeitando a cultura e os costumes locais

A Pousada Patuá do Morro promove o turismo consciente, respeitando a cultura e os costumes locais. Incentivamos os hóspedes a conhecerem a região de forma autêntica, valorizando as tradições e contribuindo para a preservação da identidade local. Os passeios pela região valorizam as belezas naturais e as comunidades.

Além disso, a pousada oferece informações sobre práticas sustentáveis e opções de passeios que minimizam o impacto ambiental, como trilhas ecológicas e visitas a projetos de conservação da natureza. É um convite para explorar Morro de São Paulo de maneira responsável e consciente!

Design ecológico: estilo com consciência

Além de todas as ações sustentáveis, a Patuá do Morro também se destaca pelo seu design ecológico e arquitetura sustentável.

A pousada foi construída de forma ecológica, com concreto leve e madeira de reflorestamento, e o salão do café foi feito de Madeira Laminada Colada (MLC) pela premiada @itaconstrutora. 

A estrutura é formada a partir de pequenos pedaços de madeira colados para formar uma peça maior, resistente e durável, permitindo o uso racional das florestas plantadas, garantindo assim a sustentabilidade! 

Os quartos e ambientes comuns são projetados para aproveitar ao máximo a iluminação natural e a ventilação cruzada, reduzindo a necessidade de energia elétrica durante o dia.

Todos os materiais utilizados são eco-friendly, desde a madeira certificada e tintas não tóxicas. O resultado é um ambiente charmoso e acolhedor, onde o estilo e a sustentabilidade caminham juntos.

Ah, e o mais importante: todo o resíduo da construção civil foi retirado da ilha através de barcos - tudo para proteger nosso ambiente e dar a destinação correta para todos os itens.

Equilíbrio perfeito entre sustentabilidade e hospedagem

Então agora você já sabe: a Pousada Patuá do Morro é muito mais do que uma opção de hospedagem em Morro de São Paulo. É um exemplo de como é possível unir conforto, estilo e sustentabilidade! 

Com as ações de preservação ambiental, integração social, turismo consciente e design ecológico, a pousada mostra que é possível aproveitar a viagem sem deixar um impacto negativo no planeta e na comunidade local. 

Na próxima vez que estiverem planejando uma viagem para Morro de São Paulo, considere se hospedar na Pousada Patuá do Morro. Temos certeza de que vocês irão se encantar com a experiência e se sentirão bem sabendo que estão contribuindo para um turismo mais sustentável. 

Vamos viajar com estilo e consciência, saiba mais sobre nossas tarifas e hospedagem clicando aqui!