5 motivos para explorar o incrível Arquipélago de Tinharé na Bahia

Vocês já ouviram falar do Arquipélago de Tinharé, na Bahia? Se ainda não, preparem-se para uma aventura incrível! 

O Arquipélago de Tinharé fica localizado ao sul de Salvador, e é acessado apenas por barco ou avião. É composto por três ilhas maiores habitadas e 23 ilhas pequenas e não habitadas. As três maiores ilhas se chamam Cairu , Boipeba e Tinharé (essa última, que leva o mesmo nome do arquipélago, é onde está localizada a vila de Morro de São Paulo).

Agora que você já se situou quanto ao arquipélago, hoje, vamos listar cinco motivos pelos quais todo brasileiro, de Norte a Sul do país, deveria visitar esse paraíso ao menos uma vez na vida. Com suas praias paradisíacas, rica história e natureza exuberante, o Arquipélago de Tinharé é um verdadeiro tesouro que não pode ser deixado de lado. Então, vamos embarcar nessa jornada juntos!

1. Morro de São Paulo: o destino dos sonhos

Morro de São Paulo é o ponto alto do arquipélago e merece um destaque especial. Com suas praias de águas cristalinas e areias brancas, é impossível não se apaixonar. 

A atmosfera descontraída e vibrante do local atrai jovens e viajantes de todas as idades. Durante o dia, você pode relaxar nas praias, praticar esportes aquáticos ou explorar as trilhas que levam a mirantes com vistas de tirar o fôlego. À noite, a agitação toma conta das ruas com festas, bares e restaurantes que garantem diversão até altas horas.

Isso sem falar que é a nossa casa: a Patuá do Morro fica pertinho da Segunda Praia de Morro de São Paulo, melhor localização impossível! 

2. Piscinas naturais: um mergulho inesquecível

Agora, vamos falar das famosas piscinas naturais do Arquipélago de Tinharé. Em locais como Boipeba e Garapuá, a maré baixa revela verdadeiros aquários naturais, cheios de peixes coloridos e corais deslumbrantes. É um convite irresistível para colocar a máscara de mergulho e nadar junto à fauna marinha. 

As principais piscinas naturais são da Quarta Praia (em Morro de São Paulo), de Moreré (em Boipeba) e de Garapuá (mesmo nome do vilarejo e da praia).

Essa experiência única de contato com a natureza vai ficar gravada na memória para sempre.

3. Boipeba: a tranquilidade em forma de ilha

Se você procura um refúgio de paz e tranquilidade, Boipeba é o lugar perfeito para você. Essa ilha encantadora, vizinha à Ilha de Tinharé (onde fica Morro de São Paulo), é um verdadeiro paraíso intocado. 

Com praias praticamente desertas, mata atlântica preservada e uma comunidade acolhedora, você se sentirá em um mundo à parte. Caminhar pelas areias brancas, explorar as trilhas e saborear a culinária local são experiências imperdíveis em Boipeba. Sem dúvida, é um lugar para se reconectar com a natureza e consigo mesmo.

4. Cairu: uma viagem no tempo

O Arquipélago de Tinharé não é só praias e natureza exuberante, também possui um rico legado histórico. Em Cairu, a cidade histórica do arquipélago e sede administrativa, você vai se sentir transportado para o passado. 

Com suas ruas de pedra e casarões coloniais, o local abriga a primeira sede da prefeitura do Brasil. Além disso, a Igreja de Nossa Senhora da Luz, datada do século XVII, é uma verdadeira joia arquitetônica que merece ser visitada. Cairu é uma aula de história viva e vale a pena para conhecer!

5. Manguezais: um ecossistema fascinante

Por último, mas não menos importante, não podemos deixar de mencionar os manguezais do Arquipélago de Tinharé. Esses ecossistemas são verdadeiras incubadoras de vida, repletos de espécies animais e vegetais que desempenham um papel fundamental na preservação ambiental. 

Um passeio de barco pelos manguezais permite uma imersão na natureza e a oportunidade de aprender sobre sua importância ecológica. Além dos mangues, há redutos de praias incríveis com águas esverdeadas e praticamente desertas. Uma experiência educativa e inspiradora para todas as idades. 

Uma experiência que conecta natureza, história e cultura 

Não faltam motivos para vir visitar o Arquipélago de Tinharé, na Bahia, que é mais do que uma viagem de férias, é uma experiência que nos conecta com a natureza, história e cultura desse lugar único! 

Confira o Passeio Volta à Ilha e visite desde as praias deslumbrantes de Morro de São Paulo, as piscinas naturais, a tranquilidade de Boipeba, a cidade histórica de Cairu e os manguezais fascinantes. O arquipélago tem muito a oferecer. 

Então, não deixe de incluí-lo na sua lista esse passeio imperdível! Nossa equipe estará disponível para te ajudar com todas as dúvidas, saiba mais e reserve com a gente clicando aqui. 

Vamos embarcar nessa jornada e explorar as maravilhas do Arquipélago de Tinharé!


Veja também:

Melhores Passeios em Morro de São Paulo

Praias de Morro de São Paulo

Roteiro de 5 Dias por Morro de São Paulo 

Experiências que Você precisa Ter em Morro de São Paulo