Praias de Morro de São Paulo

Morro de São Paulo tem várias praias que são nomeadas de acordo com a proximidade da vila em Primeira, Segunda, Terceira, Quarta e Quinta. Além dessas, a ilha de Tinharé conta com outras praias deliciosas que vamos te apresentar a seguir.


As Melhores Praias de Morro de São Paulo

Primeira Praia

A Primeira Praia é a mais próxima da vila. É onde foram construídas as primeiras casas de veraneio, por isso a mais frequentada pelos moradores e veranistas de Salvador e arredores.

Há algumas poucas barracas onde é servida culinária típica baiana, e não tem o agito das praias vizinhas.

É na Primeira Praia de Morro de São Paulo que está a maior tirolesa do Brasil, onde os turistas costumam aproveitar a aventura e curtir a paisagem do lugar, descendo dos pés do Farol até as águas cristalinas da Primeira Praia!

Vai ter coragem de se aventurar também?


Segunda Praia

Talvez essa seja a praia mais famosa da ilha, principalmente entre os mais jovens. Todos que passam por Morro de São Paulo, ao menos uma vez, acabam curtindo a noite da Segunda Praia, com festas que seguem, invariavelmente, até o sol nascer!

Além das festas, é na Segunda Praia onde se concentra o maior número de bares e restaurantes e tem para todos os gostos e bolsos!

É na Segunda Praia também onde você encontra praticantes de esportes como o vôlei, futevôlei, futebol, frescobol, SUP, caiaque, entre outros.

É, sem dúvida, a praia mais agitada, onde todos frequentam para ver e serem vistos.


Terceira Praia

Dobrando a esquina da Segunda Praia na Ilha da Saudade, você já está na Terceira Praia.

Nessa praia existe uma grande variedade de hotéis e pousadas, além de restaurantes.

Na Terceira Praia encontramos a famosa Ilha do Caitá, uma ilhota rodeada por uma grande barreira de corais e com um único coqueiro ao centro. Por este motivo, é um dos pontos preferidos para o mergulho, onde você poderá ver peixes e corais de todas as formas e cores.

Em Morro de São Paulo é possível alugar todo o equipamento necessário para mergulho livre e autônomo, inclusive organizar saídas de barco.

Veja mais sobre mergulhos nas Experiências que sugerimos a seguir e programe a sua conosco!


Quarta Praia

À primeira vista, a Quarta Praia parece não ter fim: uma grande faixa de areia emoldurada de coqueiros faz o cenário paradisíaco parecer até deserto!

Uma grande barreira de corais forma inúmeras piscinas naturais, principalmente na maré baixa. Aqui, com apenas uma máscara de mergulho (snorkel), você se sentirá parte deste paraíso e poderá observar a linda e colorida vida marinha.

A Quarta Praia é um lugar perfeito para descansar, ler ou tirar uma soneca debaixo de uma sombra. Isso se você resistir à tentação de ir adiante, caminhando, até onde a sua vista alcançar!


Quinta Praia

A Quinta Praia fica situada a oito quilômetros da vila, e é a mais bem preservada de Morro de São Paulo.

São dois quilômetros de areia fina e branca, com mar de águas transparentes e mornas, ora azuis, ora verdes.

Na Quinta Praia também encontramos manguezais e podemos ter contato com a Mata Atlântica.

Uma imensa barreira de corais dá forma a várias piscinas naturais, onde se pode mergulhar e observar a vida marinha nesse paraíso ecológico.

A Quinta Praia também é chamada de Praia do Encanto, e chegando lá você descobrirá o porquê!


Praia de Gamboa

Em dias de maré baixa, você poderá fazer uma deliciosa caminhada do cais de Morro de São Paulo até a praia de Gamboa, um reduto tranquilo de pescadores no outro lado da ilha.

No trecho até lá, você irá passar pelas praias do Porto de Cima e da Ponta da Pedra.

Antes de chegar em Gamboa você tem uma parada obrigatória na encosta de argila, aonde deverá aproveitar as propriedades esfoliantes da argila local e passá-la pelo corpo todo. Diz até que é rejuvenescedor!

A caminhada não requer muito do seu esforço físico. São cerca de 30 minutos andando e curtindo toda a beleza encantadora das praias por onde você terá que passar, tornando o passeio ainda mais agradável.

No percurso o turista encontra praias de águas claras e trechos de Mata Atlântica preservada, que combinam um visual rústico e sensacional, sendo um bom passeio para fazer sem pressa. Então pode dedicar um dia inteiro a ele.

Outra opção é ir de barco até Gamboa e curtir esse paraíso! Na beira-mar há ótimas barracas para aqueles petiscos deliciosos!


Praia de Garapuá

E um vilarejo mais distante reserva belezas paradisíacas! É a enseada de Garapuá.

Com acesso apenas em veículos 4x4, quadriciclo ou barco, a Praia de Garapuá é emoldurada por coqueiros em uma pequena baía de águas cristalinas e mornas.

Sem grande infraestrutura turística, Garapuá é o lugar ideal para relaxar longe da multidão e do agito, com apenas algumas barracas rústicas servindo petiscos e bebidinhas.

Quem visita essa praia na maré baixa não pode deixar de pegar um barquinho e ir até as piscinas naturais de Garapuá, formadas em alto mar pelo banco de areia e corais. Fica repleta de peixinhos e um mergulho com snorkel é convidativo.


Morro de São Paulo e o Arquipélago de Tinharé têm praias incríveis e paradisíacas! Agora é só elaborar o roteiro para curtir cada uma delas com muita tranquilidade!

Conheça a pousada Patuá do Morro


Veja também: