7 passeios em Morro de São Paulo para quem gosta de aventura e natureza

Os passeios em Morro de São Paulo são a atração certa para quem quer se aventurar em meio à natureza. Para os amantes de ar livre, as paisagens proporcionadas pelo litoral baiano ajudam a deixar o passeio mais agradável. 

Se você tem essa vibe, confira sete passeios incríveis que não podem ficar de fora do seu itinerário. 

7 passeios em Morro de São Paulo para quem gosta de aventura e natureza

1. Tirolesa no mar de Morro de São Paulo

Para quem está de passagem em Morro de São Paulo, não pode deixar de se aventurar na maior tirolesa com queda para o mar do mundo. Sim, essa atração fica no Brasil e é ideal para quem curte aventuras na natureza!

Foto: Depositphotos.

De fácil acesso, os visitantes passam pelo Farol do Morro até se depararem com o Mirante da Tirolesa. E o visual deslumbrante da costa baiana deixa a subida mais leve, pode apostar.

Com cerca de 57 metros de altura e 340 metros de trajeto, o local de pouso é na Primeira Praia do Morro de São Paulo, mas lá de cima é possível avistar as quatro primeiras praias também.

 

2. Mergulho com peixes em piscinas naturais

Os grandes aquários oceânicos, como são chamadas as piscinas naturais, podem ser encontrados em vários pontos do Morro de São Paulo. Por isso, separamos os melhores para você acertar o destino logo de cara. São elas:

  • Quarta Praia;
  • Garapuá;
  • Moreré (Ilha de Boipeba);
    Ilha do Caitá.

Mas, lembre-se, quanto mais baixas as marés, melhor será o seu passeio. Dessa forma, atente-se sempre a este ponto quando for programar seu mergulho nas piscinas naturais. Uma ótima forma de saber quando será propício realizar a visita, é monitorando a Tábua de Marés do Morro de São Paulo. Quanto mais baixa, melhor!

Quarta Praia

Se puder escolher apenas um destino, vá à Quarta Praia. Esta localização está recheada de piscinas naturais que proporcionam momentos únicos com a vida marinha.

Para chegar até o local, é muito fácil: ande pela costa do Morro de São Paulo em direção à Quarta Praia. Mas, detalhe, vá com um calçado reforçado para proteger a sola dos pés! Pois você com certeza passará por arrecifes antes de adentrar às piscinas naturais.

Garapuá

Garapuá também está localizada na Ilha de Boipeba e é uma das mais afastadas das praias. Para chegar, basta tomar uma embarcação ou condução do tipo 4x4 saindo da Segunda Praia.

Foto da belíssima praia de Garapuá a partir de voo de parapente.

Moreré - Ilha de Boipeba

Se você busca um ambiente relaxante com águas cristalinas, a piscina natural de Moreré é o destino ideal! Uma das mais buscadas da Ilha de Boipeba, ao sul do Morro de São Paulo, vale a pena esticar o passeio para conhecê-la.

Entretanto, para chegar até Moreré, você precisará pegar a condução de barco ou lancha. Assim, você pode aproveitar para curtir um mergulho esportivo e ainda visitar os bares flutuantes que ficam no local.

Ilha do Caitá

Se você é daqueles que curte um destino não muito explorado, a Ilha do Caitá é mais uma das maravilhas que ficam ao entorno do Morro de São Paulo. Para chegar até este destino, o ideal é sair da Terceira Praia.

Aqui, os visitantes poderão curtir a ida em um caiaque, stand up paddle ou a nado, caso tenha experiência na prática. Seja qual for a forma de ida, saiba que em todas elas a paisagem não deixará a desejar.

 

3. Trilha até Gamboa

A trilha que sai do Morro de São Paulo e vai em direção a Praia de Gamboa é um dos passeios ideais para ser feito em família. Mas, assim como as piscinas naturais, a trilha só pode ser desfrutada se a maré estiver baixa. 

Para fazê-la, é simples:

  1. vá até a praça central do Morro de São Paulo e aviste a Fonte Grande;
  2. depois, entre na Rua do Porto de Cima à direita da Fonte Grande;
  3. o início da trilha estará ao final desta rua;
  4. aí, é só seguir os degraus e realizar a trilha beirando à esquerda do mar.

Durante o percurso, você passará pelo famoso paredão de argila, uma das icônicas atrações do Morro de São Paulo. Que tal dar uma parada para tomar um banho de argila e renovar as energias?

 

4. Ecobike e Aquabike

Andar de ecobike é um dos imperdíveis passeios em Morro de São Paulo e você encontrará esta atração na Quarta Praia.

Foto do passeio na Quarta Praia de Aquabike Morro de São Paulo. Fonte aqui.

Também chamada de bike na água, ou aquabike, essa é uma das formas singulares de condução que possibilitam desfrutar as piscinas naturais cristalinas, as paisagens paradisíacas e a brisa fresca do litoral baiano.

Então, que tal pegar uma bike e dar um rolê livre sobre as águas?

 

5. SUP, caiaque e surf

Se você gosta de praticar esportes com stand up paddle, caiaque ou prancha de surf, as praias do Morro de São Paulo são a pedida perfeita!

O surf está disponível na Primeira Praia, já o passeio de caiaque e de SUP está disponível em mais pontos, mas o que vale o destaque é o passeio que sai da Terceira Praia, indo até à Ilha do Caitá.

Para iniciantes, recomendamos o passeio de caiaque com guia. Para quem já tem bom domínio de equilíbrio, o SUP pode ser uma boa condução. Já o surf, é recomendado para quem pratica o esporte com regularidade.

 

6. Canoa havaiana

Para quem procura mais uma opção de passeio em Morro de São Paulo para realizar em família, a canoa havaiana pode ser a opção perfeita.

Afinal, é possível encontrar estas canoas em tamanhos distintos, levando um número variado de pessoas, e sua estrutura permite uma estabilidade maior sobre às águas se comparado com o SUP ou o caiaque.

Quando for ao Morro de São Paulo, lembre-se de procurar o passeio de canoa havaiana na Terceira Praia ou na Praia da Gamboa.

 

7. Parapente na Quinta Praia

O litoral baiano é o maior do Brasil, e no Morro de São Paulo você se deparará com 5 praias. Já citamos algumas delas neste artigo, mas é na Quinta Praia que você encontrará o passeio de parapente.

Foto do visual durante o voo de parapente da Vibe do Morro. Fonte aqui.

Para quem deseja observar o litoral de cima, alçar voo proporcionará uma experiência única. Mas atente-se às condições climáticas, procure voos de instrução e programe este passeio antecipadamente, mas tenha certeza que a vista será recompensadora.

 

Nestes 7 passeios em Morro de São Paulo, você encontrará toda a alegria da Bahia, o cuidado e o respeito que temos com a natureza. Por isso, desfrute de nossos encantos e sinta-se acolhido. 

E depois de planejar seus dias, é só reservar na melhor pousada para famílias de Morro de São Paulo: a Patuá!! Confira as tarifas e faça já sua reserva clicando aqui.


Veja também:

Melhores Passeios em Morro de São Paulo

Praias de Morro de São Paulo

Roteiro de 5 Dias por Morro de São Paulo 

Experiências que Você precisa Ter em Morro de São Paulo