História de Cairu

Um pouco da história e curiosidades de Cairu 
 

Descobrimento e povoado

Antes do descobrimento do Brasil, a região onde fica o município de Cairu era habitada pelos índios aimorés. 
 

Com a colonização portuguesa, na primeira metade do século 16, Francisco Romero tornou-se administrador da então Capitania de São Jorge dos Ilhéus. Ele, encantado com o clima ensolarado e agradável e a paisagem do local iniciou um povoado com a construções de pequenas casas, enfrentando até mesmo os aimorés. 
 

A Capitania de São Jorge dos Ilhéus foi considerada vila em 1608, se tornando uma das mais importantes da colônia, sendo sede sede da ouvidoria da Capitania de Ilhéus.

O município foi criado por Carta Régia em 1608, quando foi desmembrado de Ilhéus, recebendo o nome de "Vila de Nossa Senhora do Rosário do Cairu". E, apenas em 1938 foi elevada à categoria de cidade através do Decreto-Lei Estadual.

Após se tornar cidade, foi dividida em 4 distritos: Cairu (a capital), Galeão, Gamboa (antes chamada de Gamboa do Morro) e Velha Boipeba. 
 


 

Nome de Cairu

Existem três possíveis etimologias para o nome Cairu:
 

  • Kairu do indígena local que significa "casa do sol"; 
  • Cairu do tupi que era uma espécie de planta da região de Ilhéus;
  • E também do tupi ka'iry, que significa "rio dos cais".

 

Construções Históricas de Cairu
 

O Convento de Santo Antônio, construído em 1654, é um dos primeiros do Brasil e um marco do Barroco brasileiro.

A partir dos corredores estreitos do primeiro andar do convento é possível ver o mar! Sua fachada está voltada para o local onde o mar separa as ilhas de Cairu e Boipeba. Do lado esquerdo da igreja ficam as ruínas da capela-mor da Ordem Terceira, que nunca chegou a ser construída. 
 

Além do convento, vale também conhecer as igrejas Matriz de Nossa Senhora do Rosário e de Nossa Senhora da Luz, com imagens sacras e seus altares de cedro em estilo barroco dos séculos 17 e 18.

Cairu ainda possui ruas de pedra, casarios e cais do porto com traços coloniais, e o centro histórico da cidade compreende uma área de 3,79 hectares que se estende da praça da Matriz (Praça Benjamin Constant) até o final da rua Direita próxima ao porto, e ao todo são 93 imóveis históricos, porém a maioria foi modificado no último século.
 


 

Hoje em dia...
 

Cairu é um dos dois municípios-arquipélago brasileiros e é formado por 26 ilhas, entre elas ilha de Tinharé (onde está Morro de São Paulo), ilha de Boipeba e ilha de Cairu (onde fica a sede). Possui no total quase 19mil habitantes, sendo ainda tranquila. 
 

Nos passeios pelo arquipélago, como o volta à ilha, você também conhecerá as construções e a história de Cairu, uma das cidades mais antigas do Brasil. 

Passear pela Bahia é também passear pela história do Brasil - e claro, curtir o paraíso! 
 

Conheça a pousada Patuá do Morro

 


 

Veja também:

Melhores Passeios em Morro de São Paulo

Praias de Morro de São Paulo

Roteiro de 5 Dias por Morro de São Paulo 
 

Experiências que Você precisa Ter em Morro de São Paulo

 


 

Foto da capa do artigo: TripAdvisor