Walking Tour Histórico

Morro de São Paulo tem muita história para contar. E alguns cantinhos onde ela aconteceu segue preservados e você pode visitar em uma caminhada agradável pela ilha!

O passeio histórico pela ilha acontece próximo do centrinho da vila e nos seus arredores. Há ruínas e locais restaurados que remetem ao tempo do descobrimento do Brasil e que contam a história da ilha.

Um dos pontos de parada é a Igreja de Nossa Senhora da Luz, patrimônio histórico e que leva o nome da padroeira local. O altar de cedro é em estilo neoclássico e há várias imagens sacras barrocas.

Outra parada é a Fonte Grande, também chamada de Fonte do Imperador. Ela leva esse nome devido a Dom Pedro II, na época que visitou a ilha, ter tomado banho ali junto a Marquesa de Santos. Mas, tudo bem! Na época isso era costume, pois a fonte era o único local de água doce da ilha e não havia encanamento!

Outra parada é no Casarão, a primeira obra de grande porte da ilha que serviu de hospedagem para Dom Pedro II e sua comitiva. Hoje abriga uma pousada e um restaurante - vale a parada para um almoço ou jantar!

Cartão-postal da Primeira Praia, o Farol também é patrimônio histórico. Sua construção foi de 1848 a 1855 e, quando ficou pronto, era o mais moderno do Brasil. Lá do alto a vista é incrível! E é também de onde sai a famosa tirolesa.

E o final do tour histórico é nas muralhas do antigo Forte de Tapirandú, onde recomendamos que você assista o espetáculo que é o pôr do sol na ilha e, com sorte, poderá ver os golfinhos dando um shows de acrobacias.


Conhecer a história e nosso patrimônio é viver um pouco o passado e valorizar o presente!


Conheça a pousada Patuá do Morro


Veja também: